Brasil & Mundo

Maricá quer criar a 1ª escola de StartUps em parceria com a UFF

O mercado empreendedor, em franca expansão, tem sido uma das principais saídas para ajudar a economia do país a sair da crise. Quem pensa em empreender, tem que estudar bastante o mercado para evitar qualquer deslize. Em Maricá, futuros empreendedores poderão contar com uma escola de StarUp com cursos e oficinas  sobre o tema, administração e finanças.

O projeto é uma parceria da prefeitura, através da secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e a Universidade Federal Fluminense, que levará os cursos até Parque Tecnológico do município.

A ideia de formação de StartUps (empresas recém criadas rentáveis) já está avançada na Europa. “A Escola de StartUps virá para Maricá com todos os cursos necessários e funcionará como um acelerador para se iniciar uma pequena empresa onde reunimos a parte acadêmica com a formação, as ideias dos empreendedores e possíveis investidores do negócio”, garante o professor Martius Vicente Rodrigues, diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFF.

O modelo é uma oportunidade para jovens empreendedores. A prefeitura de Maricá quer colocar a escola em funcionamento já estuda um local para realização da iniciativa e quer tudo pronto no ano que vem. “A cada dia trazemos novos parceiros para o nosso Parque Tecnológico. Vamos reunir a UFF e o Instituto Federal Fluminense para dar subsídios para que os jovens e moradores de Maricá se tornem empreendedores. É o primeiro projeto com este tipo de parceria no Brasil realizado entre uma prefeitura e a universidade”, disse  o secretário de Desenvolvimento Alan Novaes Alves.

StartUp é um dos termos mais usuais atualmente no mundo empresarial e começou a ser popularizado nos anos 1990. O termo startup está ligado ao início, ao ato de criação de uma empresa e a sua colocação em funcionamento. É organizar uma ideia que tenha capacidade de atrair investidores para sua implantação no mercado. Muitos empreendedores com ideias inovadoras e promissoras encontraram financiamento para os seus projetos, que se mostraram extremamente lucrativos e sustentáveis.

< Natália Gaudio e Karine Walter falam sobre o Mundial de Pesaro CISP monitora câmeras de segurança de Itacoatiara <